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Mensagem  Jacsport Ter Abr 17, 2012 12:49 am

Boa noite e olá a todos,

faz tempo que sigo o forum, o qual saúdo, por reunir os proprietários e admiradores deste modelo emblemático.

Chamo-me José e actualmente estou a residir na zona Loures. Sou proprietário há alguns anos de um polo G40 de 93 (catalizado) com 205.000 kms, que tenho vindo a melhorar alguns pormenores e a corrigir outros.

Desde que o comprei que notei que lhe faltava um pouco mais de genica. Não sou de picarias, mas cismado com o andamento do carro na altura fiz uns comparativos com um swift gti e um 106 rallye 1.3 e na verdade o polo não era inferior nem superior aos dois. Andava praticamente o mesmo. Pensei que fosse de ter estado parado, pois o anterior dono já não se servia dele há algum tempo. Entretanto fui andando com ele até ele se cansar e sentir que pouco mais andava que um qualquer 1.1 normal. Há uns 2 meses enchi-me de coragem e revisionei o compressor e a magia reapareceu, contudo após uns 800 kms sinto que o motor pouco melhor está do que quando o comprei.

Aquando das primeiras vezes que o levei para a AE, pouco mais andava que 180, agora sente-se o mesmo aos 190. Acresce dizer que, o ponto de motor foi visto há uns 2 anos - estava atrasado. O potenciómetro da mistura, vi-o na semana passada e tinha 0,76, que alterei para 0,55 mas não teve influência no andamento. O rotor do distribuidor troquei-o há dias pois o anterior estava picado onde toca nos carvões do copo / placa do distribuidor, sem que tenha melhorado o que quer que seja. A borboleta da descarga está a fechar no momento em que a principal está toda aberta.

Durante o tempo que o tenho montei velas novas (origem), cabos de velas, mandei rever os injectores, troquei a bomba de gasolina (a original deixou de trabalhar depois de uma vez se me acabar a gasolina), troquei o tubo metálico de água que passa por baixo do colector de admissão, troquei termóstato, válvulas de pressão de óleo, válvula de temperatura de água (informação para o manómetro), e mais outras coisas relacionadas com travões e suspensão.

Sei que a quilometragem é algo elevada o que poderia explicar a falta de andamento, mas o motor não gasta óleo e parece ter boa compressão, apesar de ainda não a ter medido. Nas 3 primeiras mudanças, assim que passa as 4000 rpm torna-se um diabo, 4.ª vai bem mas quando se mete 5.ª parece que baixa os braços.

No fundo, sinto que cheguei ao limite dos meus conhecimentos, pelo que peço a vossa ajuda para entender onde estão os cavalos que faltam.

Cumprimentos,

José

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Mensagem  Nando G40 Ter Abr 17, 2012 1:37 am

desde já bem vindo ,pois comprado com um 106 rally 1.3 o peg leva uma abada que nem cheira o meu de origem dava 210 215 depois la ia um pouco a moer ,mas cada carro é um carro . o swift já é um comparativo mais equivalente .mas queres por o carro a andar mais ou sentes que o carro não pucha ? depois posta umas fotos.
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Mensagem  LuísRpm Ter Abr 17, 2012 1:53 am

Boas. Ja abriste de novo o kompressor a ver se esta tudo bem ou se algo se passou la dentro?
cumprimentos

LuísRpm

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Mensagem  DiogoEsteves_G40 Ter Abr 17, 2012 2:45 pm

1o acho que devias ter lido as regras e ter feito uma apresentação Wink

Bem vindo cheers , sem duvida o teu G40 tem um problema, pois deveria dar um pouco mais do que isso principalmente quando sendo comparado a esses carros.. Não sou nenhum entendido na matéria mas sei quem te poderá ajudar e fica bem perto de ti! Uma vez que és de loures aconselho-te a dares um salto ao Serginho e debateres o problema com ele, penso ser a pessoa mais indicada para te resolver isso..
Abraço
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Mensagem  Jacsport Qui Abr 19, 2012 12:03 pm

Obrigado pelas respostas.

Luisrpm: não abri o compressor, pois sinto que o problema não deverá vir daí. Mas caso esgote as outras possibilidades, vou abri-lo.

Entretanto ando desconfiado do sensor azul, pois tenho lido que quando se desliga o mesmo, que a rotação tem que subir. Ora, o mesmo não esboça qualquer reacção a isso.

Cumprimentos,

José

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Mensagem  amaralg40 Qui Abr 19, 2012 2:21 pm

nada como um saltinho a unhos ao serginho que fica logo resolvido!
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Mensagem  LuísRpm Sex Abr 20, 2012 8:35 pm

Sim tambem pode ser do sensor de temperatura...as vezes quando estao marados marcam temperaturas negativas quando o motor ja esta bem quente o que nao é nada bom para o andamento hehe.Foi o que aconteceu com o meu.Novo é um preco acessivel,vale a pena.Sera que existe alguma fuga no intercooler ou algum tubo de pressao de borracha?
Cumps

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Mensagem  EduardoG40 Sex Abr 20, 2012 11:56 pm

Boas .. pelo k descrevest não me parece k o meter esteja "cansado" mas para tirar as duvidas podes medir taxa de compressão!
Vê o ponto do distribuidor, fugas de ar.... tens k ir anulando coisa a coisa ver se xegas lá


Boa sorte e açooo Wink

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Mensagem  Jacsport Sáb Abr 21, 2012 2:24 am

Obrigado pelas sugestões. Já comprei o sensor azul, mas os sintomas mantêm-se. Entretanto montei uma borboleta sem pesos e com pouco acelerador o motor tem uma alma muito interessante, mas assim que carrego um pouco mais, o entusiasmo perde-se, o que me leva a concluir que pode ser algo relacionado com a injecção. Inclusive em altas perdeu andamento.

No fundo sinto que deverá ser algo relacionado com a parte da injecção, pois com pouco "ar" anda bem, denotando sintomas de falta de gasolina.

Ainda assim, a bomba de gasolina tem poucos kms e os injectores foram revistos sensivelmente na mesma altura. Restará a bomba do depósito e o regulador de pressão de gasolina (quem sabe se é alguma fuga nos tubos de vácuo).

Cumps,

José

p.s.- Luisrpm: o tubo do ic já foi trocado por outro original.

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Mensagem  BRAVEDUCK Qui maio 17, 2012 2:29 am

boas amigo!
diz-me uma coisa o carro em algum momento engasga? em trocas de caixa engasga? ou ate mesmo desengatado e ao relatim se pisares acelarador a fundo ele engasga?!!
podes ter a sonda lambda marada e um dos sitomas é falta de potencia devido á má leitura!!
Experimente esgotar a mudança de 3º pra 4º e de 4º pra 5º e ve se ele por algum momento se enrola!!
Se ele nao te come oleo nao será falta de compressao nos cilindros ou o compressor marado por se nao o oleo desaparecia-te todo do motor que era um instante contudo se poderes testar a compressao em cada um dos cilindros melhor!! outra coisa laguma x levaste o carro á maquina pra afinar o CO ou sentes q te cheira um pouco a gasolina estando ele ao relantim por um bocado?! podes tee demasiada entrada de gota ou entao faltar-te em altas uma mistura incorrecta pode ser a morte do motor em altas!!
experiemena alguams destas minhas ideias e depois diz o q achaste a ver se a gente chega a algum lado!!
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Mensagem  Jacsport Sex maio 18, 2012 11:36 am

Braveduck,

obrigado pelas sugestões.

Ele não engasga, não falha. Nunca afinei o co com máquina, mas nas ipo's nunca acusou gases altos. Já testei a pressão de sobrealimentação e indica os valores normais para um carro de origem - 0,5 bar no momento em que se acelera a fundo que sobe para 0,6 bar quando começa a ganhar mais rotação. Testei igualmente a tubagem desde que entra no IC até ao último tubo flexível e não há qualquer fuga.

Após isso, ultimamente tenho andado a revisionar todo o circuito de refrigeração e no seguimento disso o motor a frio (após várias horas de imobilização) pega bem, o ralenti sobe, tudo como normal durante 1 minuto +/- até que o ralenti começa a baixar e o motor entra num soluçar continuado (15 a 20 seg +/-) que vai fazendo cair o ralenti até ele se calar. Imagino que como o circuito está limpo, as válvulas lêem melhor a temperatura da água e como a centralina ajusta o motor em função disso, esta reacção a frio pode indiciar que o sensor de arranque a frio pode não estar nas melhores condições. A seguir se pusermos o motor a trabalhar, caso não se acelere o motor não se aguenta a ralenti. Noto inclusíve que há uma pequena ainda que mínima hesitação na resposta do motor quando o regime é muito baixo (níveis próximos do ralenti normal - 900 a 1000 rpm).

Entretanto vou tirar esta válvula e ver qual o estado, pois se estiver suja pode não funcionar correctamente. Ainda sobre válvulas e sensores, existe alguma forma de testar o sensor de co e o sensor map que está na centralina?

Cumps.

José Charata




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Mensagem  Nando G40 Sex maio 18, 2012 10:13 pm

ja viste as velas como estao ,eu tive um problema parecido com umas velas originais novas um vela morreu aos 1000km . outra coisa é a afinaçao na vavula do co tiras fora ela tem 3 pinos com um multimetro tens que medir os ohms se o carro esta de origem devem andar a volta dos 650 660 do sensor map quase de certeza que nao é ., verifica o distribuidor e a sua posiçao ,pode estar atrazado
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Mensagem  BRAVEDUCK Sex maio 18, 2012 10:16 pm

em relaçao ao testar os sensores tens de recorrer a um multimetro, só nao sei és os valores de cada sensor ams penso q desde q haja sinal estao minimamente bons!! podem é nao funcionar correctamente depois num regime superior e dai haver falhas!
em relaçao ao relantim das 2 uma ou tens a valvula de relantim avarias ou entao o relantim muito baixo nada como fazeres uma pequena afinaçao!
em relaçao ao resto como referiste na PM nao é facil saber ou compreender a coisa nao estando frente a frente com o carro! mas acredito que o teu problema será má afinaçao do carro!!!
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Mensagem  BLACKROCKET Sex maio 18, 2012 10:42 pm

a afinaçao do potençiometro tens que por a 550 ohms pois é o valor de origem ! é tal como indica no manual da haynes,alias se fores comprar um novo vem a 550 de regulaçao, mas isso é cada caso é um caso mas pelo que dises ai de ele ir abaixo apos aqueçer um pouco de certesa que é ar a mais neste caso tens se calhar mistura um pouco para o pobre...digo te isto pois com a vavula de relantim ligada e normal te faser isso caso tenhas má afinaçao...
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Mensagem  Jacsport Ter maio 22, 2012 9:10 pm

Ando à procura de uma centralina e de um sensor/potenciometro de co para testar em substituição dos que tenho montados. A centralina do não catalizado é igual (ou serve) nos modelos já catalizados?

Cumps.

José

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Mensagem  BLACKROCKET Ter maio 22, 2012 10:47 pm

nao difere muito a centralina mas para veres algo podes meter e nao estragas nada
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Mensagem  BRAVEDUCK Qua maio 23, 2012 10:08 pm

Em relaçao as centralinas acho que a do catalitico nao dá nos nao cataliticos mas o inverso creio q é possivel ou entao será ao contrario!! nao m recordo bem mas sei q é algo assim! uma dá em todos a outra só dá num tipo de G! em relaçao ao sensor aconselho-te a comprar novo pois em 2º maos acho q nao justifica os valores!!
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Mensagem  BLACKROCKET Qua maio 23, 2012 10:37 pm

amigo duck é uma teoria digamos certo ? mas dao as centralinas em qualquer dos casos até adianto que ja fis o teste e trabalha certinho tal e qual
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Mensagem  amaralg40 Qui maio 24, 2012 1:09 pm

eu no meu ando com a centralina de um catalizado e o meu nao é e nao se queixa =)
cumps
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Mensagem  Jacsport Qui maio 24, 2012 4:54 pm

Braveduck,

se a marca fornecesse o sensor eu já o tinha comprado. Acontece que é uma peça descontinuada.

O meu maior receio é comprar um sensor usado para experimentar, e o mesmo estar avariado. Se houvesse alguém da zona de Loures que me pudesse facultar/emprestar tanto um sensor como uma centralina seria excelente, pois quem sabe se o problema não tem que ver com estas peças e assim evitava gastar dinheiro em algo desnecessário.

Cumps.

José Charata

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Mensagem  BRAVEDUCK Qui maio 24, 2012 6:12 pm

Pois Black é q ainda nao tirei bem a prova dos nove é que no meu houve aqui uma situaçao que eu nao cheguei a perceber bem na altura o q se passou mas o caso era esse em relaçao as centralinas!! o meu nao catalitico e acho q tinha uma centralina na altura de um catalitico e o carro nao lhe apetecia muito trabalhar direito mas tb nao me cheguei bem a aperceber se era realmente o problema de centralina ou se tinha a var com esse facto!! sei q em conversa com a malta ouve alguem que me referiu isso e eu pensei "porque nao ate tem uma certa logica" nao nao cheguei bem a estudar esse facto!! em relaçao ao sensor a marca ja nao vende mas qualquer casa de peças sim!! mas claro se poderes arranjar um emprestado só pra tirar duvidas será optimo e poupavas uns eur!!
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Mensagem  Carlos_DB Seg Ago 19, 2013 3:08 am

Boa noite pessoal estou com o mesmo problema no meu G o carro de a uns dias para ca tem ficado pior e agora ja nem corta nao consome oleo tem o compressor todo revisionado ate meti depois correias dentadas, sensor azul novo, sensor de CO, ja verifiquei velas e cabos ja so tem alguma alma a partir das 4000 rpm, estou a pensar ser falta de gasolina ( o G tava um pequenino diabo e agora nem parece um G Crying or Very sad) ja me aconteceu 1 vez o carro a trocar de mudança (redução) (conduçao normal de transito)engasgar e recuperar derrepente ao ponto de me partir uma ponteira de transmissao... Percisava de ajuda sff

Sera filtro de gasolina entupido, Sonda Lambda???Sad Sad Sad 
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Mensagem  BLACKROCKET Ter Ago 20, 2013 1:02 am

afinal o forumeiros e prestável ???Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy 
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