Problemas na afinação Co2
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Problemas na afinação Co2
Boas, estou com problema no coração da maquina ... a inspecçao passada os niveis de co2 estão nao 35 33 e o permito por lei é 30 como é certo chumbo levei o a um centro de reparação ligaram o a maquina e começaram devolta dele, mas nao conseguiram fazer nada pois o carro numa rotaçao certa nao esta certo esta sempre com altos e baixos ... em frio nota se bem ao relanti... ja me disseram para comprar um catalisador novo pois o problema era disso , mas eu nao sei se sera a sonda pode estar estragada ... ou o problema pode nem ser esse ... mas so me começou a fazer isso dps de ter sido posta uma bobine nova pois tive uma vez um problema que nao passava corrente para as velas certo e dps foi afinado pelo mecanico mexeu lhe no relantim pois estava as 1200 rpm e disse me que o ideal e as 900 rpm e mexeu no avanço do motor... e ele ficou me com o tal problema ... a minha sorte foi conhecer a mulher que trabalhava no centro de inspecçoes passou me o G
Sera que alguem me pode dar uma dicas acerca desta incavadela
Sera que alguem me pode dar uma dicas acerca desta incavadela
Carlos_DB- Mensagens : 226
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 31
Localização : Santarém
Re: Problemas na afinação Co2
Olá amigo.
Aí podem ser várias coisas. Em primeiro lugar, já que referiste a bobine, sugiro-te que revejas todos os contactos, e limpes inclusive com spray de contactos, mas isto é só uma medida de precaução. A bobine efectivamente pode-te alterar para mal a ignição. Foi mesmo uma nova ou foi uma de "sucata"? De qualquer das formas talvez seja melhor experimentares outra só para descarga de consciência. Sobre o catalizador, pode ser responsável pelos gases, mas não influencia o comportamento agitado do carro. Há uns que dá para abrir e limpar, a sujidade pode-te influenciar os níveis, mas o problema poderá estar na sonda lambda que é perita em causar esses sintomas, e aí só trocando mesmo. Sobre andar a mexer no distribuidor, a ignição deve ser afinada com um estroboscópio segundo um determinado procedimento que te posso indicar e não andar a adiantar ou atrasar a "olhómetro" como infelizmente é costume em 95% das oficinas.
Moral da história:
-Revê contactos
-Testa outra bobine
-Tenta limpar o catalizador (se possível)
-Testa outra sonda lambda
OU
Verifica se tens ligada a ficha do corpo de admissão (localizada atrás do mesmo). Se não estiver ligada pode-te causar os mesmos sintomas, e mesmo que esteja, limpa o contacto.
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa dispõe.
Um abraço.
Aí podem ser várias coisas. Em primeiro lugar, já que referiste a bobine, sugiro-te que revejas todos os contactos, e limpes inclusive com spray de contactos, mas isto é só uma medida de precaução. A bobine efectivamente pode-te alterar para mal a ignição. Foi mesmo uma nova ou foi uma de "sucata"? De qualquer das formas talvez seja melhor experimentares outra só para descarga de consciência. Sobre o catalizador, pode ser responsável pelos gases, mas não influencia o comportamento agitado do carro. Há uns que dá para abrir e limpar, a sujidade pode-te influenciar os níveis, mas o problema poderá estar na sonda lambda que é perita em causar esses sintomas, e aí só trocando mesmo. Sobre andar a mexer no distribuidor, a ignição deve ser afinada com um estroboscópio segundo um determinado procedimento que te posso indicar e não andar a adiantar ou atrasar a "olhómetro" como infelizmente é costume em 95% das oficinas.
Moral da história:
-Revê contactos
-Testa outra bobine
-Tenta limpar o catalizador (se possível)
-Testa outra sonda lambda
OU
Verifica se tens ligada a ficha do corpo de admissão (localizada atrás do mesmo). Se não estiver ligada pode-te causar os mesmos sintomas, e mesmo que esteja, limpa o contacto.
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa dispõe.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
obrigado vou ver disso
Carlos_DB- Mensagens : 226
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 31
Localização : Santarém
Re: Problemas na afinação Co2
Revi os contactos esta tudo em ordem esprementei outra sonda ate nem parecia o diabo que é fumo negro impapava so com quebras de rpm tive de voltar a por a mesma que ele tinha para voltar tudo ao normal tirando o mesmo problema....
Carlos_DB- Mensagens : 226
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 31
Localização : Santarém
Re: Problemas na afinação Co2
certamente essa sonda que meteste ainda esta pior do que a que tens....afina o dsitribuidor como te vou diser aqui "deicha o carro aqueçer bem desliga a ficha azul esta no corpo do termostato e se estiver a lambda boa a rotaçao ira subir cerca de 200 a 300 rpm e ai com o estraboscopico afinas o distribuidor para 6 graus com a marca da cambota a 0 e o mesmo tempo poe o relantim as 1000 rpm " desliga o carro e ligas a ficha se tudo for bem feito como te digo logo que o ponhas a trabalhar o relantim ira para as 930 950 rpm fas como te digo e veras resultados..
BLACKROCKET- Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city
Re: Problemas na afinação Co2
Mais ou menos qual a posição do teu distribuidor? Está mais ou menos a meio ou está avançado? Uma vez que já reviste tudo o que já mencionei, as alternativas são mesmo a má ignição, e garanto-te que pode ser bastante problemática, ou problemas nos sensores que informam a centralina.
Tens alguma noção sobre como afinar a ignição?
Reviste um a um os cabos de velas a ver se dão bem faísca?
Experimenta ligar a vela ao cabo mas com a vela desmontada e testa a faísca. Podes ter algum cabo por exemplo a dar má corrente. Vê também se tens alguma vela isolada, vê o aspecto delas todas. Se não estiverem todas por igual é problemas na ignição. Nomeadamente podes ter 3 a cheirar intensamente a gasolina e uma toda suja de carvão por exemplo. Certifica-te de que estão todas com a mesma aparência. Ainda ontem fui para Coimbra a 3 cilindros a poluir que nem um doido e limpei 25€ de gasolina em 25km.. l
Outra abordagem é algum problema com as informações à centralina, mas estou a crer vivamente que estás com problemas na ignição.
O carro ao menos está a puxar como deve ou aparenta perda de potência?
Um abraço.
Tens alguma noção sobre como afinar a ignição?
Reviste um a um os cabos de velas a ver se dão bem faísca?
Experimenta ligar a vela ao cabo mas com a vela desmontada e testa a faísca. Podes ter algum cabo por exemplo a dar má corrente. Vê também se tens alguma vela isolada, vê o aspecto delas todas. Se não estiverem todas por igual é problemas na ignição. Nomeadamente podes ter 3 a cheirar intensamente a gasolina e uma toda suja de carvão por exemplo. Certifica-te de que estão todas com a mesma aparência. Ainda ontem fui para Coimbra a 3 cilindros a poluir que nem um doido e limpei 25€ de gasolina em 25km.. l
Outra abordagem é algum problema com as informações à centralina, mas estou a crer vivamente que estás com problemas na ignição.
O carro ao menos está a puxar como deve ou aparenta perda de potência?
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
continuo a achar que este rapas so se ira safar mesmo com uma ajuda...ajuda nao lhe falta por aqui basta ele querer
BLACKROCKET- Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city
Re: Problemas na afinação Co2
BLACKROCKET escreveu:certamente essa sonda que meteste ainda esta pior do que a que tens....afina o dsitribuidor como te vou diser aqui "deicha o carro aqueçer bem desliga a ficha azul esta no corpo do termostato e se estiver a lambda boa a rotaçao ira subir cerca de 200 a 300 rpm e ai com o estraboscopico afinas o distribuidor para 6 graus com a marca da cambota a 0 e o mesmo tempo poe o relantim as 1000 rpm " desliga o carro e ligas a ficha se tudo for bem feito como te digo logo que o ponhas a trabalhar o relantim ira para as 930 950 rpm fas como te digo e veras resultados..
Tudo como o blackrocket diz, apenas sou forçado a discordar no que marquei a negrito, se me permites blackrocket, utilizando o estroboscópio, o ponto da ignição é aquele que alinha o "risco" correspondente à marca Z com o ponteiro que está por cima da polia em questão. O bom ponto, é aquele em que o Z está "fixo" com o ponteiro.
E carlos, para facilitar a leitura, pinta estas marcas mencionadas com um giz e depois limpas os extras para poderes ver facilmente a marca.
0 | | Z (é algo deste género que deves pintar, sendo o 2º traço vertical o traço que queres alinhar com o ponteiro)
O 0 é a marca para colocar a correia da distribuição.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
Carlos, como já falou o blackrocket, e como santarém também não fica assim tão longe de Coimbra, se quiseres passar por cá posso-te dar uma ajuda no carro para colocar isso ok. Basta dar um toque.
910330550
Qualquer coisa estás à vontade.
Um abraço.
910330550
Qualquer coisa estás à vontade.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
acho que tas errado... o ponto do motor fica entre o 0 e o Z mesmo no meio dos 2 traçinhos ora verifica bem ate no tu carro se nao e assim que tens
BLACKROCKET- Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city
Re: Problemas na afinação Co2
Não blackrocket, isso tenho certeza absoluta, aliás posso-te documentar a situação . A marca Z é o ponto da ignição, e o 0 é a marca do TDC.
Se quiseres posso-te enviar por email.
Um abraço.
Se quiseres posso-te enviar por email.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
No meu carro é diferente e é até mais complicado, pois tenho um 3F, tenho 2 marcas de plástico que tive de quase remover todas para poder colocar as correias do compressor, e em vez de uma marca na polia como era a original do 3F tenho duas, mas já me habituei a contornar isso e afinar à mesma. No G40 há duas marcas na polia e um ponteiro, o ponto é alinhar a ranhura correspondente ao Z com o ponteiro.
Um abraço, e obrigado pela discussão
Um abraço, e obrigado pela discussão
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
ah ai algo de errado aposto mas vens o encontro depois descute se isso pois olha que nao e assim que tenho no meu
BLACKROCKET- Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city
Re: Problemas na afinação Co2
Sim claro, é na boa. Mas no teu não tens as marcas como falei na polia? e não tens um ponteiro? Tens duas marcas e um ponteiro, uma marca para cada coisa. Se quiseres mando-te o ficheiro para veres.
Um abraço.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
sim tenho um ponteirozito logo ali em sima da poli e na propia tenho a marca com 2 traços com o 0 e o Z e tenho o ponteiro a meio dessas 2 marcas perçebes...ho menos se bem me lembro acho que esta assim
BLACKROCKET- Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city
Re: Problemas na afinação Co2
Sim é exactamente isso, apenas deves procurar é alinhar o ponteiro com a marca do Z. Mas é normal não notares desafinação no carro, estamos a falar provavelmente de 1 ou 2º. Mas correcto é como referi. Depois eu mostro-te dias 27. Até porque se tens no meio, pela mesma ordem de ideias não fazia sentido a marca do 0 para o TDC. É uma marca para cada ofício.
Um abraço.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
um gajo no encontro fala sobre isso...nao ah espiga meu
BLACKROCKET- Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city
Re: Problemas na afinação Co2
Na boa amigo. É esse o espirito Tudo na boa.
Um abraço, e depois lembra-me! Não confies na minha memória
Um abraço, e depois lembra-me! Não confies na minha memória
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
e pa afinal quem falhou fui eu...sim e no Z sim meu,ja estava confuso bahhh ve la tu que tenho a maquina e ainda a dias afinei o SX e sim fis na marca do Z que cabeça de alho xoxo so me lembrou agora...e disia eu que avia algo de errado e pa e o canssaço nao da para me lembrar de tudo
BLACKROCKET- Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city
Re: Problemas na afinação Co2
Eheh, é normal amigo. Toda a gente se despista um bocado de vez em quando. Eu que o diga, sou outro.
Ainda bem que está tudo esclarecido então.
Um abraço.
Ainda bem que está tudo esclarecido então.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
mas o meu carro estava bem antes disso foi a um mecanico que conheço ele disse que o carro estava acelarado mexeu no avanço do motor e no parafuso do ar ele afinou o carro ate ficou a puxar mais mas dps fico com este problema meu pai tambem e mecanico mas nao tinha o aparelho e antes de eu ir ao homem ele marcou me o ponto em que tava antes de ser mexido e esprementar a por como tava para ver
Carlos_DB- Mensagens : 226
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 31
Localização : Santarém
Re: Problemas na afinação Co2
já agora aproveito o tópico para perguntar se essa mm afinação de que falam também serve para carros já chips e polis, esses toques do custume.. é q há uns tempos fui a um mecânico para afinar o distribuidor e qdo de la sai o carro engasgava se todo e mal passava das 3000 rpm, resumindo, cheguei a casa e voltei a meter no meio e é assim q tem andado ate hoje. a desculpa dele foi q o meu carro já estava mexido...
Um abraço !
Um abraço !
rc_racing- Mensagens : 25
Data de inscrição : 10/06/2011
Re: Problemas na afinação Co2
"sergio_daq escreveu:BLACKROCKET escreveu:certamente essa sonda que meteste ainda esta pior do que a que tens....afina o dsitribuidor como te vou diser aqui "deicha o carro aqueçer bem desliga a ficha azul esta no corpo do termostato e se estiver a lambda boa a rotaçao ira subir cerca de 200 a 300 rpm e ai com o estraboscopico afinas o distribuidor para 6 graus com a marca da cambota a 0 e o mesmo tempo poe o relantim as 1000 rpm " desliga o carro e ligas a ficha se tudo for bem feito como te digo logo que o ponhas a trabalhar o relantim ira para as 930 950 rpm fas como te digo e veras resultados..
Tudo como o blackrocket diz, apenas sou forçado a discordar no que marquei a negrito, se me permites blackrocket, utilizando o estroboscópio, o ponto da ignição é aquele que alinha o "risco" correspondente à marca Z com o ponteiro que está por cima da polia em questão. O bom ponto, é aquele em que o Z está "fixo" com o ponteiro.
E carlos, para facilitar a leitura, pinta estas marcas mencionadas com um giz e depois limpas os extras para poderes ver facilmente a marca.
0 | | Z (é algo deste género que deves pintar, sendo o 2º traço vertical o traço que queres alinhar com o ponteiro)
O 0 é a marca para colocar a correia da distribuição.
Um abraço.
Nesta parte do tópico tens aqui sobre como afinar correctamente o ponto do motor. Já estou a ver que isso foi afinado ao "olhómetro da treta" Sobre o Co2, os valores para a maior parte do pessoal com algumas modificações deve andar aí na ordem dos 550 Ohms sensivelmente para os injectores de origem. Pode ser afinado no respectivo potenciómetro procurando estes valores com o multímetro, mas o ideal é efectivamente um manómetro air/fuel.
E Carlos, o ponto do distribuidor é sensivelmente a meio. Se tinhas o distribuidor avançado nem é preciso dizer mais nada. Há quem diga que distribuidor avançado o carro anda mais. Aqui eu pergunto, se assim é para que é que se afina o ponto? É fácil de entender. Mas fica já a nota.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: Problemas na afinação Co2
sergio_daq escreveu:"sergio_daq escreveu:BLACKROCKET escreveu:certamente essa sonda que meteste ainda esta pior do que a que tens....afina o dsitribuidor como te vou diser aqui "deicha o carro aqueçer bem desliga a ficha azul esta no corpo do termostato e se estiver a lambda boa a rotaçao ira subir cerca de 200 a 300 rpm e ai com o estraboscopico afinas o distribuidor para 6 graus com a marca da cambota a 0 e o mesmo tempo poe o relantim as 1000 rpm " desliga o carro e ligas a ficha se tudo for bem feito como te digo logo que o ponhas a trabalhar o relantim ira para as 930 950 rpm fas como te digo e veras resultados..
Tudo como o blackrocket diz, apenas sou forçado a discordar no que marquei a negrito, se me permites blackrocket, utilizando o estroboscópio, o ponto da ignição é aquele que alinha o "risco" correspondente à marca Z com o ponteiro que está por cima da polia em questão. O bom ponto, é aquele em que o Z está "fixo" com o ponteiro.
E carlos, para facilitar a leitura, pinta estas marcas mencionadas com um giz e depois limpas os extras para poderes ver facilmente a marca.
0 | | Z (é algo deste género que deves pintar, sendo o 2º traço vertical o traço que queres alinhar com o ponteiro)
O 0 é a marca para colocar a correia da distribuição.
Um abraço.
Nesta parte do tópico tens aqui sobre como afinar correctamente o ponto do motor. Já estou a ver que isso foi afinado ao "olhómetro da treta" Sobre o Co2, os valores para a maior parte do pessoal com algumas modificações deve andar aí na ordem dos 550 Ohms sensivelmente para os injectores de origem. Pode ser afinado no respectivo potenciómetro procurando estes valores com o multímetro, mas o ideal é efectivamente um manómetro air/fuel.
E Carlos, o ponto do distribuidor é sensivelmente a meio. Se tinhas o distribuidor avançado nem é preciso dizer mais nada. Há quem diga que distribuidor avançado o carro anda mais. Aqui eu pergunto, se assim é para que é que se afina o ponto? É fácil de entender. Mas fica já a nota.
Um abraço.
exatamente, mas tmb deriva do chip... agora com injectores G60 é q é um pau do caraças para afinar, enquanto nao comprar o manometro de air/fuel nem vale a pena andar a por injectores G60, cheguei a ter o meu potenciometro a 600 e mm assim a mandar fumitos pretos :X
rc_racing- Mensagens : 25
Data de inscrição : 10/06/2011
Re: Problemas na afinação Co2
Só rir
Confio mais no olhómetro da treta de muitas pessoas do que nas máquinas de quem nem as sabe utilizar!! Distribuidor a meio é motor atrasado!! quanto ao avanço já é só para quem sabe, não está ao alcance de todos!!
Um air-fuel para afinar bem um carro ? É como ir à china comprar um turbo . . .
Alguma vez ouviram falar numa wideband ? Pois é só a melhor "ferramenta" de afinação de AFRs
Cumprimentos
Confio mais no olhómetro da treta de muitas pessoas do que nas máquinas de quem nem as sabe utilizar!! Distribuidor a meio é motor atrasado!! quanto ao avanço já é só para quem sabe, não está ao alcance de todos!!
Um air-fuel para afinar bem um carro ? É como ir à china comprar um turbo . . .
Alguma vez ouviram falar numa wideband ? Pois é só a melhor "ferramenta" de afinação de AFRs
Cumprimentos
Rui G40- Mensagens : 43
Data de inscrição : 23/02/2011
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