G40POWER
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fitas e correia para compressor no EBAY

+10
BRAVEDUCK
_rm_
andy
ReCkhaje
G40AH_porto
Nando G40
Rui G40
BLACKROCKET
sergio_daq
oinotnas
14 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  sergio_daq Sáb Ago 06, 2011 3:32 pm

O mesmo eu, ver se o GT começa a pensar em sair do estaleiro que está a gostar das preguiças..

Um abraço.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  Rui G40 Sáb Ago 06, 2011 4:48 pm

sergio_daq escreveu:Quanto falo em polimento é as superfícies onde encostam os segmentos, isso para ti é novidade? É a coisa mais fácil é polir aquilo... E qual é o efeito? Não sei se já tiveste oportunidade de ver alguns caracóis onde as estrias já não são propriamente superficiais, se passares a unha notas-las perfeitamente, nesses casos não há milagres, embora seja uma profundidade da ordem dos micra, como é obvio lá se vai o encosto perfeito entre as superfícies e os segmentos. Não me parece que seja dificil de entender. E sendo dessa pequena ordem, um polimento superficial bem feito podes ficar com um caracol impec que funciona perfeitamente.

Não para mim não é novidade, mas a definição de polimento não é de certo a mesma Wink

Obviamente que sem as estrias haverá sempre menos percas de pressão mas tu para alisares tudo de novo vais tirar material do caracol e por consequente aumentar o curso da mola e das fitas ... Agora pergunto se não derem força às molas ou se as molas tiverem cansadas ou até mesmo as fitas não ficarem a trabalhar solto de que vale alisares tudo ? Zero . . .

Eu também conheço o josé há vários anos é da velha guarda G40 Twisted Evil Sei que ele em alguns casos nem usa massa klüber, são opções de cada um!

Tal como há aqueles que não usam cola de retentores, que para mim é um crime montar os retentores "a seco" ...

Cumprimentos Wink








Rui G40

Mensagens : 43
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  Rui G40 Sáb Ago 06, 2011 4:57 pm

Nando G40 escreveu:é verdade o meu compressor ja tem 5 anos e ate agora sempre a rolar e com aço e backrocket bem sabe disso Twisted Evil
mas voltando ao topico o jose aplicou a massa so no caracol mas uma camada muito fininha nada de excessos ,alias o frsco que ele tinha de massa erra desses pequenos e da maneira como ele a espalhou dava para espalhar para ai em 5 caracois á vontade,nao é preciso espalhar muita massa .
esta apenas serve para tapar as tais micro fendas como o sergio disse ou seja se sao micro nao será presiso espalhar grande quantidade . ainda á pouco tempo abri o compressas a ver se estava tudo em ordem ,alias o black apareceu cá por casa e viu-o aberto ,ele pode confirmar como estava .
nas fitas o jose nao pos massa ,as fitas encostam por elas com o fexo do compressor e nao devem ter nada a prendelas o que a massa era capaz de fazer , as minhas continuam soltas ou seja as calhas onde elas encaixam sempre limpas .
espero ter ajudado .

Desculpa discrodar contigo mas se procurares imagens de compressores feitos por casas alemãs como RPM bartek etc os compressores levam massa kluber onde trabalham as molas das fitas!! Wink

A massa não prende se as fitas não forem muito justas!! As fitas originais correm lá impecável mesmo com carradas de massa!!

Sei de um compressor que deve ter levado mais do que essa caixa de rolo de fotografia de massa e andou anos a fazer 1.5 bar com poli 60 de pistas!! Twisted Evil




Rui G40

Mensagens : 43
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  oinotnas Sáb Ago 06, 2011 7:08 pm

boas. a historia da massa ja deu aqui q falar, mas é bom pq da uso ao forum e trocamos ideias, mas independente disso e nao querendo discordar do black, eu tambem achei aquilo muito preso, talvez se calhar pus massa a mais, mas como tinha ca daquela de teflon pus essa e ficou bem mais leve.

mas como sou novo nisto (conforme ja disse, é o primeiro g q tenho e é o segundo carro q estou a recuperar) aparecem sempre situações novas, ou porque nao queremos gastar muito dinheiro ou pq achamos que nao vale a pena. e ja aprendi que quando se abre um compressor q ja tem uns aninhos e à partida nunca foi mexido, é trocar tudo. como eu so troquei a correia e os vedantes, lixei-me. pq quando meti aquilo a trabalhar era oleo a sair com alma pela saida de ar. ja desmanchei para ver o que era (ja quase começo a cronometrar aquilo tal é a experiencia em desmanchar compressores, eheheh) e eram os retentores do caracol que estao rijos e ja nao vedam.

depois deste relamborio todo, mais uma questao, onde arranjo retentores e rolamentos novos para aquilo? sera q é melhor o ebay outra vez ou arranjo ca numa casa de rolamentos material mais em conta?

digam de vossa sabedoria e justiça.

abraço

oinotnas

Mensagens : 105
Data de inscrição : 19/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  G40AH_porto Sáb Ago 06, 2011 8:11 pm

eu nao comento pk nao tenho informaçao para tal mas estou a gostar pk acho que esta a ser uma discuçao cordial e muito produtiva e elucidativa Very Happy pa quem quer começar a ter umas luzes Very Happy
G40AH_porto
G40AH_porto

Mensagens : 161
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 34
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  BLACKROCKET Sáb Ago 06, 2011 10:54 pm

a certas pessoas que se depende se de mim ui !!! aonde ja estavam....prefiro 1000 veses levar um compressor o jose alias que so vou la as veses como amigo nunca fis nada so uma unica ves um chip...do que levar a certos bacanos CONHEÇIDOS
BLACKROCKET
BLACKROCKET

Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  sergio_daq Sáb Ago 06, 2011 11:21 pm

Não havendo à vontade para lidar com as coisas, é sempre bom ter um apoio, especialmente alguém tão entendido na matéria como ele. É bom saber que partilhamos alguns contactos.


Sobre retentores e rolamentos podes também comprar no ebay, creio que o rapaz onde compraste os segmentos também tem, mas com jeito achas facilmente. Geralmente a oferta é de qualidade.

Um abraço.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  Nando G40 Sáb Ago 06, 2011 11:29 pm

Rui G40 escreveu:
Nando G40 escreveu:é verdade o meu compressor ja tem 5 anos e ate agora sempre a rolar e com aço e backrocket bem sabe disso Twisted Evil
mas voltando ao topico o jose aplicou a massa so no caracol mas uma camada muito fininha nada de excessos ,alias o frsco que ele tinha de massa erra desses pequenos e da maneira como ele a espalhou dava para espalhar para ai em 5 caracois á vontade,nao é preciso espalhar muita massa .
esta apenas serve para tapar as tais micro fendas como o sergio disse ou seja se sao micro nao será presiso espalhar grande quantidade . ainda á pouco tempo abri o compressas a ver se estava tudo em ordem ,alias o black apareceu cá por casa e viu-o aberto ,ele pode confirmar como estava .
nas fitas o jose nao pos massa ,as fitas encostam por elas com o fexo do compressor e nao devem ter nada a prendelas o que a massa era capaz de fazer , as minhas continuam soltas ou seja as calhas onde elas encaixam sempre limpas .
espero ter ajudado .

Desculpa discrodar contigo mas se procurares imagens de compressores feitos por casas alemãs como RPM bartek etc os compressores levam massa kluber onde trabalham as molas das fitas!! Wink

A massa não prende se as fitas não forem muito justas!! As fitas originais correm lá impecável mesmo com carradas de massa!!

Sei de um compressor que deve ter levado mais do que essa caixa de rolo de fotografia de massa e andou anos a fazer 1.5 bar com poli 60 de pistas!! Twisted Evil




o meu ja picou os 1.5 mesmo e sem ser poli de pista ou seja correias originais ,pois podem levar ate na bartek mas o meu nao levou e esta aqui á patrao.cola nos retentores ja ouvi falar tambem o tiago g40 fazia isso ,eu posso dizer que fiz 1.5 e sem cola nos retentores e nunca nenhum saiu se é pura sorte nao sei mas que nao saiu nao
Nando G40
Nando G40

Mensagens : 735
Data de inscrição : 07/10/2009
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  ReCkhaje Sáb Ago 06, 2011 11:32 pm

Pois realmente nao sei o que é melhor porque a tanta genta afazer de sua maneira que nao sei
ReCkhaje
ReCkhaje

Mensagens : 183
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  Rui G40 Sáb Ago 06, 2011 11:59 pm

Nando G40 escreveu:
Rui G40 escreveu:
Nando G40 escreveu:é verdade o meu compressor ja tem 5 anos e ate agora sempre a rolar e com aço e backrocket bem sabe disso Twisted Evil
mas voltando ao topico o jose aplicou a massa so no caracol mas uma camada muito fininha nada de excessos ,alias o frsco que ele tinha de massa erra desses pequenos e da maneira como ele a espalhou dava para espalhar para ai em 5 caracois á vontade,nao é preciso espalhar muita massa .
esta apenas serve para tapar as tais micro fendas como o sergio disse ou seja se sao micro nao será presiso espalhar grande quantidade . ainda á pouco tempo abri o compressas a ver se estava tudo em ordem ,alias o black apareceu cá por casa e viu-o aberto ,ele pode confirmar como estava .
nas fitas o jose nao pos massa ,as fitas encostam por elas com o fexo do compressor e nao devem ter nada a prendelas o que a massa era capaz de fazer , as minhas continuam soltas ou seja as calhas onde elas encaixam sempre limpas .
espero ter ajudado .

Desculpa discrodar contigo mas se procurares imagens de compressores feitos por casas alemãs como RPM bartek etc os compressores levam massa kluber onde trabalham as molas das fitas!! Wink

A massa não prende se as fitas não forem muito justas!! As fitas originais correm lá impecável mesmo com carradas de massa!!

Sei de um compressor que deve ter levado mais do que essa caixa de rolo de fotografia de massa e andou anos a fazer 1.5 bar com poli 60 de pistas!! Twisted Evil




o meu ja picou os 1.5 mesmo e sem ser poli de pista ou seja correias originais ,pois podem levar ate na bartek mas o meu nao levou e esta aqui á patrao.cola nos retentores ja ouvi falar tambem o tiago g40 fazia isso ,eu posso dizer que fiz 1.5 e sem cola nos retentores e nunca nenhum saiu se é pura sorte nao sei mas que nao saiu nao

Eu não duvido mas certamente nunca saltaram porque usavas ou usas regulador de oleo certo ?

Como disse são opções para além do tiago muita gente usa cola nos retentores!

Cumprimentos Wink

Rui G40

Mensagens : 43
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  BLACKROCKET Dom Ago 07, 2011 12:01 am

o mais engraçado e que nem o nando nem eu usamos regulador
BLACKROCKET
BLACKROCKET

Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  sergio_daq Dom Ago 07, 2011 12:08 am

Não se justifica, e como já foi mencionado, isto acarreta os seus perigos, na generalidade do pessoal não é preciso esses extras porque os retentores suportam perfeitamente 1.5.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  Rui G40 Dom Ago 07, 2011 12:08 am

BLACKROCKET escreveu:o mais engraçado e que nem o nando nem eu usamos regulador

Mais uma vez digo, são opções!!

Sorte ou não o que importa é que dure Wink

Rui G40

Mensagens : 43
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  Rui G40 Dom Ago 07, 2011 12:10 am

sergio_daq escreveu:Não se justifica, e como já foi mencionado, isto acarreta os seus perigos, na generalidade do pessoal não é preciso esses extras porque os retentores suportam perfeitamente 1.5.

Os originais ainda concordo contigo agora os que se vendem por aí é arriscar!!

Já agora sérgio quantos compressores já meteste a fazer 1.5 bar ?

É que com a certeza que falas parece que qualquer G-lader faz 1.5 bar na boa tongue

Rui G40

Mensagens : 43
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  sergio_daq Dom Ago 07, 2011 12:13 am

Rui G40 escreveu:

Desculpa discrodar contigo mas se procurares imagens de compressores feitos por casas alemãs como RPM bartek etc os compressores levam massa kluber onde trabalham as molas das fitas!! Wink

A massa não prende se as fitas não forem muito justas!! As fitas originais correm lá impecável mesmo com carradas de massa!!

Sei de um compressor que deve ter levado mais do que essa caixa de rolo de fotografia de massa e andou anos a fazer 1.5 bar com poli 60 de pistas!! Twisted Evil




E novamente a história de a massa não prende as fitas, e que as fitas correm. Os segmentos estão quietos nas caixas, e as molas comprimem-nas contra as superfícies do caracol. O que o excesso de massa nessa interface causa é excesso de atrito e possivelmente futuros danos. Esse compressor que levou mais do que essa caixa um dia destes vai ter a sorte grande muito provavelmente. A malta aqui estará. E a pressão que está a fazer, sorte a dele, como já foi dito, não é por causa da massa ao pontapé que vai fazer mais pressão.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  sergio_daq Dom Ago 07, 2011 12:25 am

Rui G40 escreveu:
Não para mim não é novidade, mas a definição de polimento não é de certo a mesma Wink

Obviamente que sem as estrias haverá sempre menos percas de pressão mas tu para alisares tudo de novo vais tirar material do caracol e por consequente aumentar o curso da mola e das fitas ... Agora pergunto se não derem força às molas ou se as molas tiverem cansadas ou até mesmo as fitas não ficarem a trabalhar solto de que vale alisares tudo ? Zero . . .

Eu também conheço o josé há vários anos é da velha guarda G40 Twisted Evil Sei que ele em alguns casos nem usa massa klüber, são opções de cada um!

Tal como há aqueles que não usam cola de retentores, que para mim é um crime montar os retentores "a seco" ...

Cumprimentos Wink



Estamos a falar de estrias na ordem dos micrometros, e de polir um caracol uma vez ao longo de toda a sua vida, talvez até duas. Mas face as dimensões do caracol e às tolerâncias proporcionadas pelas tampas parece-te que vais estragar alguma coisa por simplesmente alisar as superfícies? Quando alguém com o título de engenheiro não souber do que fala nesta área nem devia ter de lá saído. Molas cansadas, alguma vez viste alguma? As molas sejam elas helicoidais, de torção ou de lâminas são de aço temperado isto é, após deformação plástica têm uma gama de deformação elástica com que podes jogar isto é, podes dar um pouco mais de força às molas, até é bom desde que consigas fechar o compressor, agora as molas cansadas nunca na vida. E cola nos retentores, estes já são feitos para chegar ao sítio e encaixar, a cola pode e deve ser utilizada em situações cujas superfícies vizinhas do retentor estejam danificadas. Tenho um amigo e cliente cujo compressor foi revisionado por um sapateiro e que lhe partiu as coroas do caracol em torno dos retentores, aí sim justifica-se a cola pois não há outra forma. Agora compressores em bom estado, não vejo razão nenhuma para a aplicar a cola se não o gosto por gastar dinheiro, uma coisa é ser preciso, outra é só porque os outros fazem. E como já foi dito e comprovado, até 1,5 ainda não saltou nenhum retentor a ninguém, a menos que sejam da "candonga".

E não quero continuar por estes caminhos Rui, infelizmente já vi que temos muitas divergências entre nós, contudo espero que isto seja razão para deixar de partilhar a paixão comum. O espaço do fórum serve somente para partilhar e discutir ideias. Não vou deixar de ser amigo de ninguém por discórdias teórico-práticas. Espero que também ninguém o faça.

Um abraço.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  andy Dom Ago 07, 2011 1:05 am

recomendo este kit que este senhor ingles vende. os retentores são de qualidade elevada, bem como os rolamentos. as fitas são em sintimid, ou seja, as beijes. sendo estas mais macias do que aquelas escuras, prolongam mais a vida das paredes em contacto, mas também se desgastam mais cedo, mas mais vale gastar fitas do que a parede do compressor.

http://www.polog40.co.uk/forum/index.php/topic,2824.0.html

quanto à massa, sempre ouvi dizer que aplica no caracol em pequena quantidade, depois com o aquecimento do compressor, ficando ela mais fina, chegará aonda tem de chegar.

já foi discutido no forum, que o compressor nem precisa de grande lubrificação. umas sprayzadas de ptfe de x em x tempo, chega para lubrificar os componentes..

mas isto sou eu..


Última edição por andy em Dom Ago 07, 2011 5:17 am, editado 1 vez(es)

andy

Mensagens : 277
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  sergio_daq Dom Ago 07, 2011 1:58 am

sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  Rui G40 Dom Ago 07, 2011 3:39 am

Esta tua frase disse tudo: "Quando alguém com o título de engenheiro não souber do que fala nesta área nem devia ter de lá saído."

Vocês engenheiros só porque têm um canudo são sempre superiores a tudo e todos!!

"Molas cansadas, alguma vez viste alguma?" Desde que tive o meu primeiro G40 que vi ínumeros de compressores com molas cansadas!! Vê lá que até há pessoas que dão força às molas... Rolling Eyes

Quanto à cola de retentores nem comento. . . Sleep

Abraço Wink




Rui G40

Mensagens : 43
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  _rm_ Dom Ago 07, 2011 11:49 am

Mau! Este tópico estava tão interessante, não se zangem agora.

Dêem lá um abraço faz favor Laughing

_rm_

Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/06/2011
Idade : 40
Localização : Odivelas

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  BLACKROCKET Dom Ago 07, 2011 12:44 pm

mau este topico devido a que ? e façil de ver !!! nao se preocupem falo ja com o braveduck
BLACKROCKET
BLACKROCKET

Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  sergio_daq Dom Ago 07, 2011 12:56 pm

Não mandei nenhuma indirecta a ninguém, e desculpa se ofendeu a expressão. Apenas expressei a minha opinião, já transmiti a minha ideia e encerro por aqui a discussão pois creio que já foi tudo dito.

Cumprimentos.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  BLACKROCKET Dom Ago 07, 2011 12:58 pm

sergio sem stress este mau off topic nao foste tu que o criaste muito menos eu
BLACKROCKET
BLACKROCKET

Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  BRAVEDUCK Dom Ago 07, 2011 1:10 pm

Malta opnioes sao unanimes e o topico ate estava a ser interessante espero que se mantenha dessa forma!!
nao se esqueçam que estao a tras de um PC e que as x uma palavra escrita de forma menos convencional pode mudar o rumo á historia!!
Nao esqueçam ESTAMOS TODOS CÁ PRO MESMO!!
SERGIO E RUI sei que ambos querem expressar a vossa forma de trabalho e devem com todo o gosto faze-lo, é a isso que se chama partilhar mas tenham atençao ás palavras usadas pra que a explicaçao dada por ambos seja interpretada da melhor forma!!
Posso contar convosco!?
Abraço
BRAVEDUCK
BRAVEDUCK
Admin

Mensagens : 304
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 43
Localização : TOMAR

https://g40power.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  BLACKROCKET Dom Ago 07, 2011 1:36 pm

temos homem Very Happy
BLACKROCKET
BLACKROCKET

Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 38
Localização : famalicao city

Ir para o topo Ir para baixo

Fitas e correia para compressor no EBAY - Página 2 Empty Re: Fitas e correia para compressor no EBAY

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos