G40POWER
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

3 participantes

Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  sergio_daq Seg Mar 28, 2011 11:01 pm

Boas pessoa.
Fruto da minha experiência venho partilhar convosco este problema que segundo me tenho vindo aperceber, é recorrente. Também fui vítima dele.

Certo dia tiro a tampa de válvulas para limpar e ao colocá-la, ao apertar os parafusos com a chave dinamometrica, com o devido aperto específico eis que parto um parafuso muito antes de atingir o aperto. Da 1a vez ainda consegui desenrascar um na sucata por 5€, mas quando noutra altura parto o 2º é que foram elas. 19€ + portes na VW e sujeito a partir também.

O problema destes parafusos é terem um estrangulamento antes da rosca, zona de concentração de tensões que se for abusada, como foram os parafusos antes de estarem no meu carro, levarão à ruptura. Aborrecido com a situação fez-se luz, fui a um torneiro pedir para fazer 3 parafusos novos, não maquinando o estrangulamento e pronto, já consegui apertar os 3 com o devido torque, evitando que a tampa verta e sem fazer mais estrago. Quem tiver o mesmo problema, posso arranjar parafusos novos.

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Foto0431k



Abraços

sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Mikael_98 Ter Mar 29, 2011 12:54 am

sergio_daq escreveu:Boas pessoa.
Fruto da minha experiência venho partilhar convosco este problema que segundo me tenho vindo aperceber, é recorrente. Também fui vítima dele.

Certo dia tiro a tampa de válvulas para limpar e ao colocá-la, ao apertar os parafusos com a chave dinamometrica, com o devido aperto específico eis que parto um parafuso muito antes de atingir o aperto. Da 1a vez ainda consegui desenrascar um na sucata por 5€, mas quando noutra altura parto o 2º é que foram elas. 19€ + portes na VW e sujeito a partir também.

O problema destes parafusos é terem um estrangulamento antes da rosca, zona de concentração de tensões que se for abusada, como foram os parafusos antes de estarem no meu carro, levarão à ruptura. Aborrecido com a situação fez-se luz, fui a um torneiro pedir para fazer 3 parafusos novos, não maquinando o estrangulamento e pronto, já consegui apertar os 3 com o devido torque, evitando que a tampa verta e sem fazer mais estrago. Quem tiver o mesmo problema, posso arranjar parafusos novos.

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Foto0431k




Boas Amigo Sergio!

Um dia tambem tirei a tampa como tu!!!
ao apertar o 3º parafuso fodeu se!!! Partiu la dentro

quanto fica cada um?

ABC



Abraços


Mikael_98

Mensagens : 222
Data de inscrição : 10/11/2010
Idade : 32
Localização : Mirandela

Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Ter Mar 29, 2011 2:47 am

Obrigado pelo topico de ajuda Sergio! Wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  sergio_daq Ter Mar 29, 2011 9:18 pm

Procurarei daqui em diante servir o fórum da melhor forma que saiba tentando ajudar quem precise com o conhecimento que tenho vindo a adquirir na matéria. Farei futuramente tópicos de ajuda sobre o compressor sobre operações mais simples =)

Quanto aos parafusos, cada parafuso maquinado fica por 10€ + despesas de envio (fixas para 1, 2 ou 3 parafusos) no valor de 3,5€ sempre em correio registado.
Saliento que a probabilidade de partir um parafuso destes é bastante baixa, quase impossível, desde que se respeite o devido torque.

O aspecto final é o abaixo. O parafuso é todo igual à excepção da cabeça, é sextavada exterior (14), ao contrario do original, sextavada interior, allen nº6. Somente não leva a tampa da cabeça do parafuso, mas fica engraçado, na minha opinião.

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Tampavalvulas



sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Qua Mar 30, 2011 1:40 am

Sergio , sabes o torque correcto em lbs, que se pode dar nos parafusos de origem ?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  sergio_daq Qua Mar 30, 2011 11:17 pm

Eppo, o torque de aperto correcto é de 10 Nm, ou como pediste, 7 lbt ft. Mas como refiro no novo tópico sobre apertos, 5/6 lbt ft é suficiente.

Infelizmente adianto-te que talvez não seja muito prudente tentar lá chegar mesmo.. Não sei. A minha chave dinamométrica dá no mínimo 4 lbt ft, eu tentei apertar com 5 para não pôr em risco a funcionalidade da chave e evitar partir o parafuso e deu no que deu.. 2 parafusos para o lixo. Só um conselho de amigo. Se tiveres azar já sabes a quem recorrer também e resolver de vez esse problema.

Abraço e vai dando novidades.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Qui Mar 31, 2011 1:13 am

em lbs, esses numeros que disseste tem de ter mais um 0 alem do numero.... ou seja o minimo da tua chave deve ser 40 lbs ft

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  sergio_daq Qui Mar 31, 2011 4:19 pm

Não eppo, é tal e qual como te disse, 7 lbt ft ou ft lbs (é a mesma coisa). E o mínimo da minha chave de especificações é 5 ft lbs, máximo 80. Mas apertei os parafusos com 5 e ficou perfeito, não recomendo ir muito além disso pois é suficiente, e de lembrar que estamos a apertar sobre um vedante de borracha, espremê-lo todo também não é necessário desde que a vedação esteja garantida, que está.

Abraço.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Sex Abr 01, 2011 4:01 am

Desculpa discordar contigo... mas isto esta no manual da Haines do Vw polo, 5 lbs e um torke baixissimo..

Torque wrench settings
Cylinder head bolts (engine cold): Nm Lbs ft
Stage1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 40 30
Stage2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60 44
Stage 3 (angle tighten) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . + one half-turn (180”), OR + two quarter-turns (2x90°)
Main bearing cap bolts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 65 48
Camshaft cover screws . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 7
Camshaft sprocket bolt . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80 59
Inlet manifold nuts/bolts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 18
Exhaust manifold nuts/bolts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 18
Flywheel bolts:
Stage1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60 44
Stage 2 (angle tighten) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . + 90°
Sump . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20 15
Oil drain plug . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30 22
Oil pressure switch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 18
Crankshaft sprocket bolt . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80 59
Crankshaft oil seal housing bolts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 7
Auxiliary drivebelt pulley bolts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20 15
Oil pump mounting bolts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20 15
Oil pump cover bolts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 7
Oil pickup tube screws . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 7

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Sex Abr 01, 2011 4:09 am

Tenho isto em pdf da adobe , nao ta a fazer o copy paste como ta no manual, mas os numeros da esquerda sao em Nm, e os da diteita lbs ft,

o que ta la escrito na tabela, e que o torque da cabeca do motor,vai de 40 a 60 Nm, ou seja, 30 a 44lbs ft ...


trabalho diariamente com este tipo de chaves, e achei logo esquesito quando falaste em 5lbs... isso e muito pouco


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Sex Abr 01, 2011 4:30 am

o que axo que aconteceu, e que estavas a dar 70 libras , nao 7lbs...eu acho que foi por isso que partiste os parafusos, deves ter visto a escala mal.. n percebo

e que 100 nm sao 73 lbs.. eu acho que deste overtorque

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  sergio_daq Sex Abr 01, 2011 10:05 pm

Creio infelizmente que estas a assumir mal a questão. A lista do haynes que colocaste deu-me razão.


Camshaft cover screws . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10Nm 7lbt ft

Se bem reparaste no título do tópico, refere-se aos parafusos da tampa das válvulas, não à cabeça do motor. E quanto ao assunto de ter visto mal a escala, também não trabalho com este material desde ontem. Assim como és portador de um Haynes, também eu o sou.

Cumprimentos e desculpa qualquer coisa. Abraço.


sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Sáb Abr 02, 2011 2:48 am

Nao tens de pedir desculpa Sergio, estamos aqui todos para aprender...

Tive a ler melhor a tabela da Haynes, e ja vi que o torque que dizes, pode ser sim o da tampa das valvulas.

O problema deste manual é ser para todos os 86c, claro que tem coisas do G40...mas relativamente a alguns desses torques , nao sei mesmo se se aplicam no G40 , pois não acho normal , teres aplicado o torque correcto, e teres partido os parafusos.... tens a calibração da chave em dia?

um abraço André

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  sergio_daq Seg Abr 04, 2011 9:48 pm

Sim tenho. O problema que há aqui entre mãos é de outra origem. O que é que se passa para resultar neste problema?

É simples.

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Defeito



Como se pode ver na imagem, o parafuso de origem tem o "estrangulamento" marcado na imagem. Tal obra não é à toa. Aquele estrangulamento feito propositadamente serve de prevenção a eventuais abusos a apertar a tampa e que possam causar dano na tampa ou nas roscas do motor propriamente dito, na situação de dar um aperto a "olhometro".
Quanto ao facto de eles partirem, vem precisamente desse facto, dos apertos nas oficinas, supostos "qb" que no fundo é apertar a bruta até parecer que está bom sem noção nenhuma de quando parar. Claro que não é sempre assim!! Mas no meu caso, tive azar pois quem lhe mexeu antes, foi apertar à bruta para vedar uma junta toda estragada... = ASNEIRA. Resultado, ali a secção é muito mais estreita o que resulta numa zona de fragilidade do parafuso que quando sobre esforçado vai causar defeitos na peça que resultam no rompimento literal devido à concentração de tensões onde a peça é mais frágil. Ora aí tens o porquê de eles partirem mesmo abaixo do torque correcto.

Estes novos já não corro esse risco de partir sequer, mas sim de estragar alguma coisa que não o parafuso se abusar. A diferença está, uso a chave dinamométrica e vivo feliz e descansado da vida Very Happy

Desculpa a extensão.

Abraço.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Ter Abr 05, 2011 2:00 am

Este tipo de topicos ajuda sempre a malta...agora ja se sabe que ha que ter muito cuidado no aperto desses parafusos Wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  andy Qua Abr 06, 2011 2:22 am

caso um parafuso destes parta, como é que tiramos a parte da rosca da cabeça do motor?

andy

Mensagens : 277
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Qua Abr 06, 2011 2:26 am

ha alguma ferramenta para usar nesse tipo de situacoes, tipo abrir um furo no parafuso, e intruduzir um veio nele, de mudo a que consigas rodar o resto do parafuso....

ou entao ultimo recurso,abrir um furo novo no sitio do parafuso, mas no final teras de abrir nova rosca...

enfim , uma grande trabalheira ou nao Neutral

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  sergio_daq Qui Abr 07, 2011 11:20 pm

Boas.

Amigo, a partir do momento em que o parafuso parte, se tiver sido bem enroscado, ao deixar de estar a fazer força a segurar a tampa, sai bem, a menos que tenha sido mal colocado.

Material
-Chave de fendas de ponta semelhante a um busca-polos
-Martelo pequeno (leve)

Dica
-O parafuso parte sempre por um plano inclinado, apanhando onde começa a rosca, só em caso muito excepcional é que parte mesmo a direito (aí será um problema, não me parece que seja o caso)

Instruções
-Aproveitar o plano inclinado do parafuso e apontar a ponta da chave contra ele e dar-lhe ligeiros toques com o martelo, andando sempre a volta acompanhando o topo do parafuso o suficiente até o ter. Ir sempre tentando rodá-lo somente com a chave pois chegará um ponto em que só a chave bastará para o rodar e remove-se facilmente.

Supondo que sofreste de uma quebra regular, é fácil resolver o problema.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
sergio_daq
sergio_daq

Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Convidad Dom Abr 10, 2011 4:21 pm

se os parafusos ficarem para fora da superficie, sim consegue se sacar com um pouco de habilidade e ferramenta mais simples....mas se um parafuso se partir, para dentro da face da superficie, a unica ferramenta que o consegue tirar sao os " Sacas" parafusos, ou entao abrir novo furo e abrir nova rosca com um macho...

por acaso o Mad tinha disto la em casa.. sao estes os "Sacas" parafusos

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Imagem354



um abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA  a quem possa passar pela situação Empty Re: Parti um parafuso da tampa de válvulas => AJUDA a quem possa passar pela situação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos