compressor
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G40POWER :: MECANICA-AUTO :: MOTOR
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compressor
Boas a todos tenho uma duvida e gostaria de pedir a vossa ajuda, cá vai:
esta é a duvida crucial e mais importante....
O meu compressor tem 150.000 kilometros (os do carro) e nunca foi reparado, neste momento esta no mecánico porque nao parecia um G mas tinha as correias láças e um tubo com uma fuga(penso k seja disso porque) o mecánico diz k para já o compressor está bom e partindo do principio k sim como posso me certificar k está bom? posso por uma polie 65? e começar a pôr aço ele nao me vai partir? como me posso certificar disso nao queria meter polie e chip e depois o compressor parte e la vai o brinquedo...
isto é curiosidade e peço a vossa ajuda porque nao quero danificar o bolide.
agora gostaria de concelhos para por aço no carro coisas simples k nao alterem a sua originalidade e acima de tudo k nao comprometa nada do carro esta todo de origem incluindo a caixa do filtro de ar (é virgem) queria pô-lo engraçado mas sem consumos exagerados pois é o meu carro do dia-á-dia....so tem uns koni proximas modificaçoes serao umas molas eibach e colectores em inox ambas as coisas estao em casa á espera de serem montadas ... o que aconselham? polie ,filtro ,chip? e ja agora se me pudessem tambem dar preços so pa ir sabendo e gostaria tambem meter discos atras ,compensa? por quanto fica?
deiam opniao pf para ir tendo uma ideia e vou juntando dinheiro isto se valer a pena e se o compressor der nao quero mesmo comprometer o compressor ......
cumprimentos e abraço a todos....
esta é a duvida crucial e mais importante....
O meu compressor tem 150.000 kilometros (os do carro) e nunca foi reparado, neste momento esta no mecánico porque nao parecia um G mas tinha as correias láças e um tubo com uma fuga(penso k seja disso porque) o mecánico diz k para já o compressor está bom e partindo do principio k sim como posso me certificar k está bom? posso por uma polie 65? e começar a pôr aço ele nao me vai partir? como me posso certificar disso nao queria meter polie e chip e depois o compressor parte e la vai o brinquedo...
isto é curiosidade e peço a vossa ajuda porque nao quero danificar o bolide.
agora gostaria de concelhos para por aço no carro coisas simples k nao alterem a sua originalidade e acima de tudo k nao comprometa nada do carro esta todo de origem incluindo a caixa do filtro de ar (é virgem) queria pô-lo engraçado mas sem consumos exagerados pois é o meu carro do dia-á-dia....so tem uns koni proximas modificaçoes serao umas molas eibach e colectores em inox ambas as coisas estao em casa á espera de serem montadas ... o que aconselham? polie ,filtro ,chip? e ja agora se me pudessem tambem dar preços so pa ir sabendo e gostaria tambem meter discos atras ,compensa? por quanto fica?
deiam opniao pf para ir tendo uma ideia e vou juntando dinheiro isto se valer a pena e se o compressor der nao quero mesmo comprometer o compressor ......
cumprimentos e abraço a todos....
G40AH_porto- Mensagens : 161
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 35
Localização : Porto
Re: compressor
Olá AH.
Desde já desculpa a extensão do tópico, mas as tuas questões assim o requereram.
Se tens o compressor com 150mil km e o carro todo de origem, foi o nunca lhe teres mexido que o conservou até agora. Afirmo-o com toda a certeza porque tenho um compressor com 315mil que nunca foi revisionado e está melhor que qualquer outro que eu já tenha visto ou aberto, mas não era carro de andar a esgalhar, se não já tinha ido à vida.
Contudo, independentemente da quilometragem, se começas a pensar puxar mais um pouco pelo bolide, é IMPERATIVO fazeres a revisão, mais importante que tudo a correia interna. Sendo a de origem uma correia normal, que garantidamente já está a caminho do fim de vida, essa obrigatoriamente tens de trocar, antes que parta. O último compressor que revisionei, 146mil km, mal toquei na correia partiu. De qualquer das formas, com 150mil km em cima, como é de imaginar, os segmentos já hão de estar relativamente gastos o que te vai levar a baixo rendimento do compressor. Por outro lado é também possível o mau estado dos retentores.
Moral da história, e como amigo que procuro ser neste fórum, faz a revisão ao compressor antes de tudo. De certeza a esta altura ele já está a passar óleo para a admissão através dos retentores, provavelmente até já ressequidos. Podes comprovar isso retirando a chaveta verde e posteriormente o sensor de massa de ar (cuidado com o anel de borracha) e certamente vais vê-lo cheio de óleo. Até à pouco tempo, o meu carro era o único aqui na zona que não passava óleo para a admissão, agora já comecei a reparar outros e o pessoal já anda aí contente.
O kit no ebay custa à volta de 83 ou 84€, correia, segmentos e retentores, tudo da FAG. Posso-te indicar o vendedor.
Se queres começar a meter aço, começa por aqui, garantir a longevidade do compressor pois não queres ficar sem ele. É sempre o que recomendo em primeiro.
Sobre colocar mais aço, fico feliz com a tua postura conservador, pois és cá dos meus, e agrada-me partilhar este tipo de ideias com alguém.
O que deves ter em mente é começar em primeiro lugar por corrigir pequenos detalhes de segurança no carro. Já começaste pelos amortecedores, óptimo, agora as molas, porreiro.
Passos a ter em conta, futuras modificações que recomendo.
SEGURANÇA
-mudar os casquilhos todos da barra estabilizadora e tirantes da suspensão (caso estejam ressequidos e em mau estado e notes folgas. O meu com 163mil, que era um GT, carro de andar pouco já nem para alinhar a direcção dá).
Podes utilizar material de poliuretano da marca POWERFLEX, são a melhor referência do momento.
-Mudar os travões atrás e à frente.
À frente podes arranjar os travões de uma versão do polo 6N, há uma versão que tem uns discos relativamente grandes o que é muito porreiro. Próximo passo é mudar os discos se achares bem, uns ranhurados e ventilados, ou também furados, de modo a garantir que em condução desportiva mantenhas os discos relativamente arejados para nunca perder o poder de travagem, temperatura significa diminuir a qualidade de travagem. Tenho uns sparco com isso tudo pra montar no meu por exemplo. Atrás arranjas por exemplo de um ibiza GT TDI, os discos são relativamente pequenos o que é importante para manter o equilibrio na travagem, nunca colocar discos tão grandes ou maiores atrás do que os da frente.
-Aplicar barra AA em cima dos cabeçotes da suspensão e por baixo nos tirantes da suspensão.
Preferencialmente uma com afinação para que possas pré-tensionar de modo a diminuir ou até mesmo anular o movimento do chassi "para dentro" ao curvar.
PERFORMANCE
-Colocar colectores de escape 4-2-1 e retirar a panela atrás colocando um abafador mais pequeno.
Com os colectores 4-2-1, para retirares total rendimento é com linha directa. Não recomendo tirar o abafador do meio porque o carro fica muito barulhento, mas se colocares um abafador mais pequeno atrás, abafador mesmo, não panela, consegues retirar já 95% do extra dado pelos colectores. É um compromisso, uma vez que queres o carro para o dia a dia, vais querer poder andar mais ou menos à vontade com o barulho.
-Polie 65mm.
Não recomendo que vás abaixo disto pois pode ultrapassar o limite de rotação do rolamento maior do compressor, não impede que coloques mais pequena desde que não estiques muito para cima, mas se pretendes ser conservador, eis a tua medida.
-Chip
Tens vários, SNS (tudo menos o de 8500!!), bar-tek etc etc. Todos eles são bastante razoáveis. Tenho um bar-tek 7200, impec.
-Kit polias micro-v.
Está provado em testes que o escorregamento da correia nestas polias é completamente desprezável. Se for bem esticada correctamente nem sequer escorrega mesmo. O corrado já veio com esse sistema.
-Kit admissão directa com caixa (para garantir a entrada de ar fresco para o compressor).
Há muitos modelos, mas com um devido controlo de qualidade só a K&N. Pagas a marca, 120 a 130€, mas é a melhor aquisição no meu ver. Tens por exemplo o kit K&N Apollo CIS.. Tens várias opções linha branca, mas o controlo de qualidade não é o mesmo e nada garante que efectivamente seja um filtro homogéneo sem falhas, e como sabes o compressor é muito sensível. Não quer dizer que outros não sejam bons, apenas cuidado com qualquer compra devido às baixas garantias.
-Intercooler maior
Quanto mais fresco o ar de que vai à admissão, mais denso. Moral da história, mais hp.
-Melhorar a ignição.
Se tens velas de platina verifica o estado delas. Se não forem as originais ou não estiverem em bom estado, as de iridium são um excelente aquisição, e são até mais baratas que as de platina. Tens por exemplo na NGK. Próximo passo, cabos de velas de 8mm preferencialmente de silicone para aguentar bem a temperatura e com tudo isto garantir uma ignição 5* o que te faz render o carro perto de tudo o que tem para te dar.
E creio que alterações periféricas saudáveis ficamos por aqui. Já dá uns bons extras ao bolide, creio que à volta dos 160. Há mais uma outra coisa, preparações no compressor etc que também podes fazer, mas também não é por aí que vais muito longe, mas ganhas sempre qualquer coisa se for bem feita.
Depois de tudo isto chega a parte de começar a mexer no motor, mas creio que até lá, já tens muito por onde começar.
Por fim e talvez antes de tudo isto, verificar a compressão dos cilindros do motor para garantir que não terás problemas. Se estiverem com valores desiguais experimenta retificar as válvulas a ver se melhora, pode acontecer. Se não, se tiveres alguma discrepância nos valores, é capaz de ser melhor fazer uma revisão geral ao motor primeiro.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida que tenhas sobre o que quer que seja avisa.
Um abraço.
Desde já desculpa a extensão do tópico, mas as tuas questões assim o requereram.
Se tens o compressor com 150mil km e o carro todo de origem, foi o nunca lhe teres mexido que o conservou até agora. Afirmo-o com toda a certeza porque tenho um compressor com 315mil que nunca foi revisionado e está melhor que qualquer outro que eu já tenha visto ou aberto, mas não era carro de andar a esgalhar, se não já tinha ido à vida.
Contudo, independentemente da quilometragem, se começas a pensar puxar mais um pouco pelo bolide, é IMPERATIVO fazeres a revisão, mais importante que tudo a correia interna. Sendo a de origem uma correia normal, que garantidamente já está a caminho do fim de vida, essa obrigatoriamente tens de trocar, antes que parta. O último compressor que revisionei, 146mil km, mal toquei na correia partiu. De qualquer das formas, com 150mil km em cima, como é de imaginar, os segmentos já hão de estar relativamente gastos o que te vai levar a baixo rendimento do compressor. Por outro lado é também possível o mau estado dos retentores.
Moral da história, e como amigo que procuro ser neste fórum, faz a revisão ao compressor antes de tudo. De certeza a esta altura ele já está a passar óleo para a admissão através dos retentores, provavelmente até já ressequidos. Podes comprovar isso retirando a chaveta verde e posteriormente o sensor de massa de ar (cuidado com o anel de borracha) e certamente vais vê-lo cheio de óleo. Até à pouco tempo, o meu carro era o único aqui na zona que não passava óleo para a admissão, agora já comecei a reparar outros e o pessoal já anda aí contente.
O kit no ebay custa à volta de 83 ou 84€, correia, segmentos e retentores, tudo da FAG. Posso-te indicar o vendedor.
Se queres começar a meter aço, começa por aqui, garantir a longevidade do compressor pois não queres ficar sem ele. É sempre o que recomendo em primeiro.
Sobre colocar mais aço, fico feliz com a tua postura conservador, pois és cá dos meus, e agrada-me partilhar este tipo de ideias com alguém.
O que deves ter em mente é começar em primeiro lugar por corrigir pequenos detalhes de segurança no carro. Já começaste pelos amortecedores, óptimo, agora as molas, porreiro.
Passos a ter em conta, futuras modificações que recomendo.
SEGURANÇA
-mudar os casquilhos todos da barra estabilizadora e tirantes da suspensão (caso estejam ressequidos e em mau estado e notes folgas. O meu com 163mil, que era um GT, carro de andar pouco já nem para alinhar a direcção dá).
Podes utilizar material de poliuretano da marca POWERFLEX, são a melhor referência do momento.
-Mudar os travões atrás e à frente.
À frente podes arranjar os travões de uma versão do polo 6N, há uma versão que tem uns discos relativamente grandes o que é muito porreiro. Próximo passo é mudar os discos se achares bem, uns ranhurados e ventilados, ou também furados, de modo a garantir que em condução desportiva mantenhas os discos relativamente arejados para nunca perder o poder de travagem, temperatura significa diminuir a qualidade de travagem. Tenho uns sparco com isso tudo pra montar no meu por exemplo. Atrás arranjas por exemplo de um ibiza GT TDI, os discos são relativamente pequenos o que é importante para manter o equilibrio na travagem, nunca colocar discos tão grandes ou maiores atrás do que os da frente.
-Aplicar barra AA em cima dos cabeçotes da suspensão e por baixo nos tirantes da suspensão.
Preferencialmente uma com afinação para que possas pré-tensionar de modo a diminuir ou até mesmo anular o movimento do chassi "para dentro" ao curvar.
PERFORMANCE
-Colocar colectores de escape 4-2-1 e retirar a panela atrás colocando um abafador mais pequeno.
Com os colectores 4-2-1, para retirares total rendimento é com linha directa. Não recomendo tirar o abafador do meio porque o carro fica muito barulhento, mas se colocares um abafador mais pequeno atrás, abafador mesmo, não panela, consegues retirar já 95% do extra dado pelos colectores. É um compromisso, uma vez que queres o carro para o dia a dia, vais querer poder andar mais ou menos à vontade com o barulho.
-Polie 65mm.
Não recomendo que vás abaixo disto pois pode ultrapassar o limite de rotação do rolamento maior do compressor, não impede que coloques mais pequena desde que não estiques muito para cima, mas se pretendes ser conservador, eis a tua medida.
-Chip
Tens vários, SNS (tudo menos o de 8500!!), bar-tek etc etc. Todos eles são bastante razoáveis. Tenho um bar-tek 7200, impec.
-Kit polias micro-v.
Está provado em testes que o escorregamento da correia nestas polias é completamente desprezável. Se for bem esticada correctamente nem sequer escorrega mesmo. O corrado já veio com esse sistema.
-Kit admissão directa com caixa (para garantir a entrada de ar fresco para o compressor).
Há muitos modelos, mas com um devido controlo de qualidade só a K&N. Pagas a marca, 120 a 130€, mas é a melhor aquisição no meu ver. Tens por exemplo o kit K&N Apollo CIS.. Tens várias opções linha branca, mas o controlo de qualidade não é o mesmo e nada garante que efectivamente seja um filtro homogéneo sem falhas, e como sabes o compressor é muito sensível. Não quer dizer que outros não sejam bons, apenas cuidado com qualquer compra devido às baixas garantias.
-Intercooler maior
Quanto mais fresco o ar de que vai à admissão, mais denso. Moral da história, mais hp.
-Melhorar a ignição.
Se tens velas de platina verifica o estado delas. Se não forem as originais ou não estiverem em bom estado, as de iridium são um excelente aquisição, e são até mais baratas que as de platina. Tens por exemplo na NGK. Próximo passo, cabos de velas de 8mm preferencialmente de silicone para aguentar bem a temperatura e com tudo isto garantir uma ignição 5* o que te faz render o carro perto de tudo o que tem para te dar.
E creio que alterações periféricas saudáveis ficamos por aqui. Já dá uns bons extras ao bolide, creio que à volta dos 160. Há mais uma outra coisa, preparações no compressor etc que também podes fazer, mas também não é por aí que vais muito longe, mas ganhas sempre qualquer coisa se for bem feita.
Depois de tudo isto chega a parte de começar a mexer no motor, mas creio que até lá, já tens muito por onde começar.
Por fim e talvez antes de tudo isto, verificar a compressão dos cilindros do motor para garantir que não terás problemas. Se estiverem com valores desiguais experimenta retificar as válvulas a ver se melhora, pode acontecer. Se não, se tiveres alguma discrepância nos valores, é capaz de ser melhor fazer uma revisão geral ao motor primeiro.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida que tenhas sobre o que quer que seja avisa.
Um abraço.
Última edição por sergio_daq em Sáb Jul 30, 2011 3:15 am, editado 3 vez(es)
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: compressor
para que ir às oficinas da marca quando temos pessoal experiente e conhecedor dos nosso bolides no nosso forum???
isto sim é um post.
da minha parte obrigado sergio
ja captei mais uma serie de informação que é mais do que vital
isto sim é um post.
da minha parte obrigado sergio
ja captei mais uma serie de informação que é mais do que vital
oinotnas- Mensagens : 105
Data de inscrição : 19/07/2011
Re: compressor
sim sergio tens sido muito prestável no forum aliás impecavel man...desde ja um muito obrigado estou a pensar em mandar vir aquele kit de 80 e tal euros k falas-te depois se me pudesses indicar um vendedor fiável ,acho k esta muito bom o preço geralmente nao costumam pedir 150 euros para material para reparar o compressor?
obrigado pela ajuda tens sido espetacular.
abraço
obrigado pela ajuda tens sido espetacular.
abraço
G40AH_porto- Mensagens : 161
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 35
Localização : Porto
Re: compressor
Sim AH, costumam pedir 150 ou até já vi pedirem 200 ou 250€ cá em Portugal e por material que nem da FAG é sequer! A justificação é simples, o pessoal compra fora barato e vem vender para cá para quem não sabe recorrer às mesmas fontes e vão assim ganhando o deles porque o comprador não sabe onde recorrer. Neste caso nós estamos cá é para estragar o negócio a essa malta
Não tenho nada contra essa boa rapazeada, mas não está fácil para ninguém. Por exemplo um distribuidor, é o meu prato do dia é carros a falhar a torto e a direito com os distribuidores todos manhosos com isto e com aquilo. O que tenho visto nas oficinas, numas, vão buscar à sucata para vender por 50€, noutras, 150€ um recondicionado de origem ou 200€ novos. GENTE DOIDA!!! Comprei um novo em folha para mim com garantia de 2 anos por menos de 50€...
Sobre o meu conhecimento, leram já o meu historial com o meu carro, tive carradas de problemas e não sabia fazer nada. Foi estoirar dinheiro à doida nas oficinas para ficar quase sempre mal servido. Só na oficina que revisionei o motor saí bem servido, porque quem o arranjou foi um tecnico especializado e também meu amigo, que estudou o ofício e está qualificado para mexer correctamente no carro, bem como o electricista e todos os outros. Não sai barato, mas o serviço é qualidade 5*. Como não sai barato comecei a procurar virar-me a mim mesmo, comprar ferramenta, livros de apoio genéricos, livros específicos para os carros em que mexo correntemente e a aprender. Neste momento ao fim de meio ano com estas aventuras, já faço todo o tipo de trabalho no carro, quem me conhecia espanta-se como é possível acumular tanto conhecimento e experiência num tão curto espaço de tempo, acho que é para me dar feliz por isso. Estou até a fazer obras para conceber algo muito parecido a uma oficina de qualidade para receber o pessoal que me confia as afinações e revisões dos carros, porque como todos sabemos, escassos são os locais onde há pessoal verdadeiramente entendido para mexer nos nossos carros.
Novamente desculpem a extensão, mas sinto-vos como merecedores de um pouco da minha história.
Espero ajudar e continuar a ajudar, e todo o pessoal que me quiser vir visitar para trocar ideias ou simplesmente afinar o carro ou revisionar isto ou aquilo vai daqui com a garantia do serviço e acima de tudo, de como valeu a pena.
Um abraço e obrigado novamente pelos comentários.
Não tenho nada contra essa boa rapazeada, mas não está fácil para ninguém. Por exemplo um distribuidor, é o meu prato do dia é carros a falhar a torto e a direito com os distribuidores todos manhosos com isto e com aquilo. O que tenho visto nas oficinas, numas, vão buscar à sucata para vender por 50€, noutras, 150€ um recondicionado de origem ou 200€ novos. GENTE DOIDA!!! Comprei um novo em folha para mim com garantia de 2 anos por menos de 50€...
Sobre o meu conhecimento, leram já o meu historial com o meu carro, tive carradas de problemas e não sabia fazer nada. Foi estoirar dinheiro à doida nas oficinas para ficar quase sempre mal servido. Só na oficina que revisionei o motor saí bem servido, porque quem o arranjou foi um tecnico especializado e também meu amigo, que estudou o ofício e está qualificado para mexer correctamente no carro, bem como o electricista e todos os outros. Não sai barato, mas o serviço é qualidade 5*. Como não sai barato comecei a procurar virar-me a mim mesmo, comprar ferramenta, livros de apoio genéricos, livros específicos para os carros em que mexo correntemente e a aprender. Neste momento ao fim de meio ano com estas aventuras, já faço todo o tipo de trabalho no carro, quem me conhecia espanta-se como é possível acumular tanto conhecimento e experiência num tão curto espaço de tempo, acho que é para me dar feliz por isso. Estou até a fazer obras para conceber algo muito parecido a uma oficina de qualidade para receber o pessoal que me confia as afinações e revisões dos carros, porque como todos sabemos, escassos são os locais onde há pessoal verdadeiramente entendido para mexer nos nossos carros.
Novamente desculpem a extensão, mas sinto-vos como merecedores de um pouco da minha história.
Espero ajudar e continuar a ajudar, e todo o pessoal que me quiser vir visitar para trocar ideias ou simplesmente afinar o carro ou revisionar isto ou aquilo vai daqui com a garantia do serviço e acima de tudo, de como valeu a pena.
Um abraço e obrigado novamente pelos comentários.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: compressor
eu é que agradeço , para além de gastares o teu tempo das valores e inda ofereces a fonte sem querer ganhar lucro considero isso de louvar nao há muitas pessoas iguais ca no porto sempre k vou oficinas devo ir smpre as errradas nunca dao com o problema certo e inda pago couro e cabelo...
um muito e sincero obrigado pela disponibilidade e atençao.
abraço Sergio.
um muito e sincero obrigado pela disponibilidade e atençao.
abraço Sergio.
G40AH_porto- Mensagens : 161
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 35
Localização : Porto
Re: compressor
e quanto á linha de escape ja esta directa com a medida original 45mm com remus no fim o colector inda é "d´origem" mas por pouco tempo o resto das alteraçoes vai ser com tempo que ja vi que tenho bastantes aeurios para gastar, mas penso começar no compressor ,passar para estabilidade e travagem e no fim açooooooo...
G40AH_porto- Mensagens : 161
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 35
Localização : Porto
Re: compressor
O pessoal que me vai conhecendo vai ficando. Tenho aí um rapaz que desde há um mês tem vindo todas as semanas de ourém para cá para eu lhe fazer isto e aquilo no carro porque também andou metido com sapateiros que lhe deram cabo do carro. No outro dia chegou-me cá só com metade do rotor do distribuidor e com o ralenti nas 1500rpm... Contou-lhe o mecânico, ups, parti ali aquela peça mas não tem mal, o carro trabalha bem na mesma. OHHHHHHHHHHHHHHH! Como é que alguém que tem uma porta aberta ao público e com tanto serviço pode dizer uma coisa destas?? Em tanta oficina que conheço, só uma é que tem um estroboscópio para afinar o carro!!! Entre outras coisas.. É preciso ter muito cuidado com onde deixamos o carro, e alerto-vos todos vocês, para que eu sirva de exemplo pois custou-me já imenso a mim e não desejo a ninguém as más aventuras que passei.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: compressor
E por fim AH, é de louvar a tua postura. Fico feliz tomares essa decisão, pois a maior parte do pessoal quer é começar pelo fim, aço primeiro, e depois vêm os sarilhos.. É a ordem correcta a seguir. Não quer dizer que seja estritamente rigorosa, podes ir dando um cheirinho de aço desde que q.b. Entende-se bem.
Novamente me disponibilizo, em breve terei a oficina pronta e em tudo o que puder ajudar ou dispender o espaço está à vontade. Qualquer material que tenhas dúvida qual comprar, ou onde, que alternativas vai dando apitadelas que a malta orienta-te
Um abraço.
Novamente me disponibilizo, em breve terei a oficina pronta e em tudo o que puder ajudar ou dispender o espaço está à vontade. Qualquer material que tenhas dúvida qual comprar, ou onde, que alternativas vai dando apitadelas que a malta orienta-te
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: compressor
Salientar só AH, em resposta à tua dúvida sobre as mods, como é óbvio um pessoa esquece-se sempre disto e daquilo, há outros extras que podes adicionar para colocar mais aço, que posso depois mencionar. Na altura não me lembrei de tudo, mas o principal está lá.
Abraço.
Abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: compressor
é por estas e por outras que as "guerrinhas" entre a malta nao é salutar, penso desculpa mas nao me canso de repetir isto.
os foruns servem para a malta trocar ideias, opinioes, ajudas, etc., nao para se enaltecerem ou mostrarem que sao mais do que os outros e é por isso que este forum nao deve acabar
nem tao pouco cair no esquecimento. isso era o mesmo que acabar com uns poucos de gss na estrada pq o dinheiro q a malta iria pagar aos sucateiros possivelemente faria pensar qq um.
nao diria que todos deviamos ser como o sergio (mas era bom...) pq cada um é como cada qual, mas é com este genero de postura que se consegue criar um sitio na net que toda a gente tem vontade de la ir nem q seja uma vez por dia. eu por exemplo venho ca varias vezes ao dia, para ver os projectos, ver ajudas aos outros pedir ajuda e dentro do mt pouco q sei sobre gss fornecer alguma ajuda. tb sou um autodidata mas para mexer so gosto de mexer nos meus. se der merda o risco é meu se bem q ate hoje ainda nao me aconteceu nada
mas na realidade, alguem que esta a aumentar a garagem para ajudar os outros nao é qq um. mas ó sergio, nao me lixes, cobra dinheiro à malta pq como tu sabes à muitos que gajos q se aproveitam dos outros e se qq dia tens a oficina cheia e tempo para ti nao tens. nao ganhas 10, ganhas 5, mas que isso de para ti e para investires.
abraço a todos
os foruns servem para a malta trocar ideias, opinioes, ajudas, etc., nao para se enaltecerem ou mostrarem que sao mais do que os outros e é por isso que este forum nao deve acabar
nem tao pouco cair no esquecimento. isso era o mesmo que acabar com uns poucos de gss na estrada pq o dinheiro q a malta iria pagar aos sucateiros possivelemente faria pensar qq um.
nao diria que todos deviamos ser como o sergio (mas era bom...) pq cada um é como cada qual, mas é com este genero de postura que se consegue criar um sitio na net que toda a gente tem vontade de la ir nem q seja uma vez por dia. eu por exemplo venho ca varias vezes ao dia, para ver os projectos, ver ajudas aos outros pedir ajuda e dentro do mt pouco q sei sobre gss fornecer alguma ajuda. tb sou um autodidata mas para mexer so gosto de mexer nos meus. se der merda o risco é meu se bem q ate hoje ainda nao me aconteceu nada
mas na realidade, alguem que esta a aumentar a garagem para ajudar os outros nao é qq um. mas ó sergio, nao me lixes, cobra dinheiro à malta pq como tu sabes à muitos que gajos q se aproveitam dos outros e se qq dia tens a oficina cheia e tempo para ti nao tens. nao ganhas 10, ganhas 5, mas que isso de para ti e para investires.
abraço a todos
oinotnas- Mensagens : 105
Data de inscrição : 19/07/2011
Re: compressor
Caro "sergio_daq",
antes de mais quero dar-lhe os paabéns pela sua viatura e pelo excelente contributo que tem dado em vários tópicos, eu não costumo escrever porque não sou muito entendido mas todos dias leio tudo o que se passa neste fórum.
Houve apenas uma coisa que me deixou "curioso" num dos seu últimos posts: enumerar algumas modificações e referir que o carro ficaria com aproximadamente 160Cv. Isso não é um pouco ambicioso? Teve oportunidade de levar algum carro ao banco com essas alterações?
Cumprimentos e agradeço desde já o esclarecimento.
antes de mais quero dar-lhe os paabéns pela sua viatura e pelo excelente contributo que tem dado em vários tópicos, eu não costumo escrever porque não sou muito entendido mas todos dias leio tudo o que se passa neste fórum.
Houve apenas uma coisa que me deixou "curioso" num dos seu últimos posts: enumerar algumas modificações e referir que o carro ficaria com aproximadamente 160Cv. Isso não é um pouco ambicioso? Teve oportunidade de levar algum carro ao banco com essas alterações?
Cumprimentos e agradeço desde já o esclarecimento.
_rm_- Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/06/2011
Idade : 40
Localização : Odivelas
Re: compressor
_rm_ escreveu:Caro "sergio_daq",
antes de mais quero dar-lhe os paabéns pela sua viatura e pelo excelente contributo que tem dado em vários tópicos, eu não costumo escrever porque não sou muito entendido mas todos dias leio tudo o que se passa neste fórum.
Houve apenas uma coisa que me deixou "curioso" num dos seu últimos posts: enumerar algumas modificações e referir que o carro ficaria com aproximadamente 160Cv. Isso não é um pouco ambicioso? Teve oportunidade de levar algum carro ao banco com essas alterações?
Cumprimentos e agradeço desde já o esclarecimento.
boas. daquilo que tenho visto aqui isto é mais do q "normal". existe um topico, ja nao sei de quem, se é do mike ou de outro, em que fazendo pouca coisa, tem um relatorio do banco de ensaios com cerca de 141 cvs. esta nos projectos agora é so ver qual é. e existe outro com cerca de 211...
na minha opiniao e do q percebo de carros, se nao mexeres no bloco, é claro que nao é mt aconselhavel andar a puxar por um carro mexido desta maneira, brincas de vez em quando mas nao convem andar sempre a fundo, agora q consegues por 160 cvs no bicho, isso é à vontade...
abraço
oinotnas- Mensagens : 105
Data de inscrição : 19/07/2011
Re: compressor
Como confirma o oinotnas é verdade. O relatório comprovado é do Eppo, polie 65, chip (acho eu), panela supersprint, e filtro viper com 153cv ou coisa do género, porque tem um motor em excelentes condições. Um motor a morrer, por mais aço que se lhe ponha não vai lá sequer perto.
Sobre os restantes comentários pessoal, novamente o meu obrigado por todo o apoio. É caso para dizer, sinto-me em casa =) E é claro que conforme o serviço me vou pagando melhor ou pior, mas o pessoal que costuma orientar-se comigo vem cá de tão bom agrado que nem liga a isso quase eheh. Espero que continue assim. Adoro tudo isto, o G é paixão, e procuro reunir todos os meios para ter um sítio onde prestar ajuda especializada aos companheiros do G.
Espero com o passar dos dias ter o pessoal todo a passar por cá, quanto mais não seja para conhecer o espaço e tomar um copo
Um abraço.
Sobre os restantes comentários pessoal, novamente o meu obrigado por todo o apoio. É caso para dizer, sinto-me em casa =) E é claro que conforme o serviço me vou pagando melhor ou pior, mas o pessoal que costuma orientar-se comigo vem cá de tão bom agrado que nem liga a isso quase eheh. Espero que continue assim. Adoro tudo isto, o G é paixão, e procuro reunir todos os meios para ter um sítio onde prestar ajuda especializada aos companheiros do G.
Espero com o passar dos dias ter o pessoal todo a passar por cá, quanto mais não seja para conhecer o espaço e tomar um copo
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: compressor
penso k assim vais fazer muitos amigos nesta "casa" por assim dizer ... obrigado mais uma vez ja estamos mais ao menos conversados:D quanto ao resto e se algum dia tiveres pelo porto dá o toque nao tenho oficina mas vamos beber uma copo e passear os maquinoes (fica com o meu numero 912297050)
e em relaçao aos cavalos só a polie dando mais pressao ao G ja da uns cavalinhos consideraveis...pelo menos foi o k li na net lolol cerca 10 a 15cv...
abraço e cumprimentos pessoal
e em relaçao aos cavalos só a polie dando mais pressao ao G ja da uns cavalinhos consideraveis...pelo menos foi o k li na net lolol cerca 10 a 15cv...
abraço e cumprimentos pessoal
G40AH_porto- Mensagens : 161
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 35
Localização : Porto
Re: compressor
Sim é verdade. É a alteração mais clássica a fazer no carro. Com a de 75mm um bom compressor faz na ordem dos 0,7bar. Com a de 65mm passa a 1 ou 1,1 bar o que já faz diferença considerável, mas isso depois se quiseres vou-te orientando
Um abraço.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: compressor
Eu já vi todo o tópico do Eppo.
Mas como dizem, com a poli ganha-se uns 15 CV +-, mesmo que o carro tivesse os cv de origem (o que nunca terá mesmo que tenha sido alvo de uma boa manutenção) parece-me muito puxado ganhar mais 30cv (até perfazer os 160) numa alteração de escape e admissão.
Como todos também sabem, os bancos podem "quase" mostrar o que se quiser, mas foram só os meus 2 cêntimos...
Mas como dizem, com a poli ganha-se uns 15 CV +-, mesmo que o carro tivesse os cv de origem (o que nunca terá mesmo que tenha sido alvo de uma boa manutenção) parece-me muito puxado ganhar mais 30cv (até perfazer os 160) numa alteração de escape e admissão.
Como todos também sabem, os bancos podem "quase" mostrar o que se quiser, mas foram só os meus 2 cêntimos...
_rm_- Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/06/2011
Idade : 40
Localização : Odivelas
Re: compressor
so com a polie de 65mm ja se ganha 20cv
nuno_polog40_AB- Mensagens : 134
Data de inscrição : 01/11/2010
Idade : 37
Localização : Franca
Re: compressor
nuno_polog40_AB escreveu:so com a polie de 65mm ja se ganha 20cv
Peço desculpa discordar mas nunca na vida se ganham 20 cvs com uma poli de 65 mm . . . Tudo bem que os cavalos dos G40s são baratos mas não são dados como alguns falam . . .
O meu preparador fez um G40 há bem pouco tempo e foi medido no banco de potência mais REAL que existe ... um MAHA ...
Os resultados foram do melhor que já alguma vez vi num PY com muito poucas mods!!
O carro marcou 140cvs e 203NM de binário.
Tem apenas preparação de compressor By TN_Motorsport, micro poli 57mm, regulador de oleo compressor, valvula de relanti off, borbuleta sem pesos e chip SNS 8500 rpms tudo afinado deu este belo resultado!!
Um incremento de 25cvs e uns belos 53Nm . . . Isto num MAHA é obra!!
De salientar que o carro faz uns belos 1.4 bar de pressão e é bastante rápido
Isto é apenas um exemplo de um bom PY !! Se duvidam, podem tentar medir um G40 com poli e chip num MAHA já vi deles a sairem de lá com 120cvs e menos até ...
Poderíamos falar também da saúde dos compressores que é o ponto chave para tirar bons valores!! Mas quem trabalha com eles sabe bem a que me refiro.
Boas curvas
Rui G40- Mensagens : 43
Data de inscrição : 23/02/2011
Re: compressor
Também estou de acordo. E já agora, 1.4bar é D´Homem!
Não quero fazer "descambar" este tópico, mas como os posts estão interessantes, aproveito para outra questão que foi agora abordada, os pesos da borboleta:
Isso dá algum ganho efectivo de potência ou apenas resposta do acelerador?
Não quero fazer "descambar" este tópico, mas como os posts estão interessantes, aproveito para outra questão que foi agora abordada, os pesos da borboleta:
Isso dá algum ganho efectivo de potência ou apenas resposta do acelerador?
_rm_- Mensagens : 54
Data de inscrição : 02/06/2011
Idade : 40
Localização : Odivelas
Re: compressor
tou a ver que so o teu preparador eh que eh bom e a banca que ele medio o carro eh que mede bem aha ah ah. levai la a bicicleta
nuno_polog40_AB- Mensagens : 134
Data de inscrição : 01/11/2010
Idade : 37
Localização : Franca
Re: compressor
poli de 57 ??? injetores de origem ? pressao de gasolina de origem ? linha de escape de origem ? motor de origem ? isso so deve ter arranque pois ja mereçia muita mais coisa ai para acompanhar so o facto duma 57 e mesmo assim nao me acredito nos 140 cv pois isso em altas deve quebrar ou nao rende como deve ser pois preçisa dum injetor melhor
BLACKROCKET- Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 39
Localização : famalicao city
Re: compressor
Ainda por cima polie de 57mm, e o regulador da pressão do óleo do compressor, escusado será mencionar o perigo que pode representar no fornecimento do óleo. Essa polie puxa nas horas pelos rolamentos, faz mais pressão claro, mas é muito fácil falhar a regulação do óleo o que pode levar a gripagem. Aliás, aproveito para salientar outro aspecto, o óleo no compressor faz também uma função de arrefecimento, daí se colocar os radiadores de óleo entre a alimentação fornecida pelo motor e a entrada de óleo no compressor, porque o compressor aquece que não é brincadeira à velocidade de roda, a prova disso é que o óleo mesmo à temperatura do motor consegue retirar calor de dentro do compressor, não preciso mencionar que trabalho produz energia calorífica, J/s = Watt!! imaginem o que é os rolamentos a girar à rotação imposta no compressor e o aquecimento que aquilo faz. Alterar o fornecimento de óleo pode levar a estoirar o compressor, é daquelas coisas que é andar na ponta da corda, mas é só constatar factos, infelizmente creio que a maior parte do pessoal desconhece o fornecimento de óleo como um meio de arrefecer o compressor. Não preciso mencionar as implicações.. Mas boa sorte, e olho sempre em cima disso e cuidado com o carro.
Um abraço.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
Re: compressor
ja tava a espera que alguem desse com o grilo claro que esses rolamentos irao a vida muito mais rapido e e so imaginar nao e difiçil de perçeber a logica...
BLACKROCKET- Mensagens : 902
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 39
Localização : famalicao city
Re: compressor
Pior é partir as caixas de uma tampa ou o caracol à conta disso. As torneirinhas milagrosas são um risco enorme. E já um dos maiores experientes na matéria em Portugal assim o dizia.
Um abraço.
Um abraço.
sergio_daq- Mensagens : 589
Data de inscrição : 28/03/2011
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